
Nossa Senhora de Ghisallo: a padroeira dos ciclistas
Para quem usa a bicicleta, é uma boa pedir proteção à Nossa Senhora de Ghisallo, ou Madonna del Ghisallo, a padroeira dos ciclistas.
Madonna di Ghisallo é uma colina na região da Lombardia, no norte da Itália.
Como a região fazia parte do Giro di Lombardia, importante prova ciclística italiana, o padre local, Ermelindo Viganò, propôs que a santa fosse declarada padroeira dos ciclistas.
A sugestão foi acatada pelo Papa Pio XII e a Nossa Senhora de Ghisallo foi consagrada oficialmente em 1949.
O santuário acabou se tornando centro de romaria de ciclistas do mundo todo e acabou se transformando em um pequeno museu.
As paredes da capela são adornadas por camisas de ciclistas famosos, flâmulas de equipes, além de fotos e bicicletas, dentre as quais se destaca a do ciclista italiano Fabio Casartelli, campeão olímpico de 1992, em Barcelona, e que morreu durante uma etapa do Tour da França em 1995.
Na capela, onde fica a imagem da Madonna di Ghisallo, há também uma chama eterna, em homenagem a todos os ciclistas que já morreram.
Santuário de Madonna di Ghisallo, na Itália: chama eterna em homenagem aos ciclistas que morreram.
Para comemorar a criação da Fundação Museu del Ciclismo Madonna del Ghisallo, em 2000, foi promovida uma corrida da capela até o Vaticano. Os ciclistas levaram uma tocha que foi entregue ao Papa João Paulo II.
A construção do museu, em um prédio de arquitetura moderna, foi finalizada em 31 de maio de 2006 e foi abençoada pelo Papa Bento XVI.
Fazem parte do acervo do museu bicicletas da época da Primeira Guerra Mundial até modernas bikes de carbono. No museu, também é possível ver uma edição de 1903 do jornal l’Auto, anunciando o primeiro Tour de France.
Contato
(11) 97343-3843 - vivo - Dúvidas e pedidos por whatsapp
bycycles.acessorios@gmail.com